Bancada em aço inox para hospital: por que usar?

Bancada em aço inox para hospital: por que usar?
Bancada em aço inox para hospital: por que usar?

Em ambientes voltados para a saúde, não é qualquer material que se pode trabalhar, afinal, são processos delicados que envolvem o bem-estar de pacientes e colabores. Por isso, todo o cuidado é pouco, sobretudo com a higiene desses equipamentos.

Em pesquisa divulgada em 2019 pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 14% das internações afetadas por algum tipo de infecção hospitalar. O simples ato de lavar as mãos, contribui – e muito – para evitar essa situação.

No entanto, a escolha correta dos materiais a serem utilizados também está inteiramente ligada com a saúde geral e segurança dos procedimentos. É por esse motivo que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promove uma rigorosa fiscalização dos tipos de materiais utilizados, listando aqueles mais indicados a serem trabalhos. O aço inoxidável é um.

Muitos equipamentos são fabricados em inox, incluindo a Bancada em Aço Inox para Hospital. Um importante instrumento de trabalho que é utilizado para apoio nas manipulações e trabalhos no geral que são executados dentro de um hospital.

Nesse artigo, vamos explicar o porquê usar bancada em aço inox para hospital.

O que é uma bancada em aço inox para hospital?

Trata-se de um equipamento multifuncional dentro da área de saúde, que serve para auxiliar os trabalhos dentro dos inúmeros procedimentos executados. Em uma bancada é possível manipular, lavar, usar como apoio ou ainda ter equipamentos que facilitam o dia a dia, como expurgo, gabinetes, prateleiras, dentre outros.

Por que usar bancada inox para hospital?

O aço inox é conhecido por suas características higiênicas. A principal delas é a que o nomeia: a resistência à oxidação. Isso ocorre por conta da presença do cromo, um filme invisível que se forma naturalmente na superfície por meio da reação com o contato do oxigênio do ar ou da água. O cromo ainda tem propriedades regenerativas, mesmo quando arranhada a sua superfície, ele se recupera (apesar de que as marcas estéticas continuam visíveis).

Essas características tornam a durabilidade do inox muito alta e as chances de oxidação muito baixas. Com isso, não se corre o risco de bactérias se alojarem nesses materiais por conta da sua deterioração.

A bancada inox para hospital é também neutra e inerte, não solta partículas quando em contato com outros elementos, como a água, ou modifica as propriedades de algum elemento manipulado sobre ela.

Para sua total higienização, produtos usuais de limpeza como detergente, água e pano macio são suficientes e não danificam a superfície da bancada inox para hospital.

Clique aqui para conhecer mais sobre a importância do aço inox em hospitais.

Os modelos de bancada inox para hospital

As bancadas inox para hospital fabricadas pela Projinox são sob medida, ou seja, atende aos critérios estabelecidos por cada cliente, atendendo ao espaço e necessidades apresentadas.

Alguns modelos de bancada inox bem conhecidos são:

Bancada inox com banheira;

Bancada inox com cuba;

Bancada inox com expurgo;

Bancada com pés;

Bancada inox com prateleiras.

Todos os modelos são feitos a partir do que é apresentado em cada situação. É possível o acréscimo de prateleiras, cubas e demais acessórios, bastando informar no início do contato comercial para que o projeto seja feito de acordo.

Conheça mais sobre cada modelo de bancada clicando aqui.

Partes da bancada inox para hospital

  • Tampo: a superfície lisa da bancada. Nele pode ser colocado cuba, torneira, expurgo, sistema de lixo e outros acessórios. Como parte complementar à bancada inox, pode ser agregada a ela peças conhecidas como saia e frontão;
  • Saia: fica abaixo do tampo, na frente e nas laterais. Além de torná-la visualmente mais robusta, é uma proteção a mais para o equipamento;
  • Frontão: fica acima do tampo, junto à parede. E sua função é impedir a água de encontrar com a parede, além de evitar vazamentos. É ótimo uma excelente opção para complementar acabamento;
  • Bordas de contenção: evita que a água escorra durante o uso.

Procurando por bancada em aço inox para hospital?

Se você procura por bancada inox, atuamos na fabricação desses produtos inox há mais de 20 anos. Com atendimento nacional, somos referência no segmento de personalizados. Para isso, contamos com departamento de engenharia que promove toda a análise necessária para que a peça seja fabricada dentro das condições apresentadas pelo cliente, fazendo a medição in loco para observância de todos os detalhes.

Conheça o processo fabril da bancada hospitalar dentro da Projinox.