Cuidados com a grelha para piso inox na cozinha industrial

Cuidados com a grelha para piso inox na cozinha industrial
Cuidados com a grelha para piso inox na cozinha industrial

Você com certeza já deve ter visto uma grelha para piso inox em uma cozinha industrial. Isso por que, diferente dos ralos comuns, utilizados mais em residências, a grelha inox permite uma escoação de água melhor, sendo projetada para ambientes com utilização frequente.

A grelha para piso em aço inox é conhecida também como ralo linear, sendo a grelha a tampa do equipamento. Ela ainda é composta por caixilho e cesto removível, um conjunto voltado para dar vazão à água, mas também assegurar que pragas urbanas não tenham acesso ao ambiente, e também contribuir com a fácil limpeza.

Mas existem cuidados com a grelha para piso em aço inox na cozinha industrial que devem ser tomados para garantir produtos com excelente durabilidade e vida útil longa.

Cuidados na hora de limpar

Palha de aço literalmente não! Isso é devido que a esponja de aço pode remover a superfície do inox e causar verdadeiros prejuízos. Certo? Então podemos seguir.

Agora, limpar uma cozinha industrial não é uma tarefa muito fácil. Pensa só em um dia tumultuado, com molho de tomate, temperos e condimentos aos montes sendo utilizados, muitos pedidos sendo solicitados, um entra e saí. Chega a ser cansativo, não é mesmo? Pois é, agora imagine a limpeza no final do dia.

Apesar de sabermos de todas essas situações, é importante tomar cuidado nesse momento para não danificar a grelha para piso inox e também outros produtos desse material presentes no ambiente, como uma bancada inox.

Veja abaixo o que você deve evitar na hora de limpar a sua grelha para piso inox:

  • Ácido clorídrico (ácido muriático);
  • Alvejantes (produtos clorados);
  • Polidores de prataria são abrasivos e podem arranhar o Inox;
  • Buchas abrasivas (palha de aço), além de riscarem a superfície, como dito anteriormente, geram depósitos de aço carbono na superfície, e podem ocasionar pontos de corrosão.

Sobre esse último ponto, falaremos mais no próximo tópico. No entanto, antes de prosseguirmos, é importante ressaltar que mesmo se tratando de uma limpeza pesada para remover gorduras e manchas, esses produtos e derivados precisam ser evitados. Dessa forma, você estará contribuindo com a durabilidade e longevidade do equipamento.

Tome cuidado, mas limpe a grelha inox!

Precauções são necessárias, mas não é por isso que a grelha para piso em aço inox deve ser limpa em último caso. Não é isso que queremos transmitir com esse texto. Pelo contrário, faz parte do alerta a correta manutenção do produto, e isso envolve a boa limpeza do equipamento.

Deixar de limpar a grelha para piso em aço inox é correr o risco de que as manchas possam causar danos à superfície do inox, e ainda arranhar o produto, detalhes que nem sempre são removidos com facilidade.

No tópico anterior, falamos sobre pontos de corrosão no inox que podem ser gerados a partir de depósitos de fragmentos de aço carbono. Isso é uma verdade, e não só em casos de palhas de aço, mas qualquer material feito desse material que esteja despejando resíduos, como um parafuso. Por isso da importância da limpeza, pois, em caso do contato, se a limpeza for feita de forma rápida, há chances de evitar a contaminação do material.

Saiba mais sobre a ferrugem no inox:

Como limpar a grelha aço inox?

Quer saber o que usar a grelha para piso inox? Veja abaixo nossas recomendações:

  • Detergente neutro;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre branco;
  • Esponja (tomando o cuidado de usar apenas o lado macio);
  • Pano de limpeza (também macio).

Saiba cinco dicas para conservar o seu produto inox em nosso canal do Youtube. Veja:

Perguntas e respostas sobre a grelha para piso inox

Para que serve a grelha para piso inox?

A grelha para piso inox tem a mesma função dos ralos comuns vistos com frequência em residências. No entanto, seu tamanho maior permite um escoamento mais eficaz para locais de grande circulação, evitando a infiltração de maus odores, insetos e pragas urbanas.

Qual aço utilizar em grelha para piso de cozinhas industriais?

Recomendamos que a grelha para piso em cozinhas industrias seja fabricada em AISI 304 ou AISI 316, a depender da exposição. Para isso, a orientação técnica será importante a fim de uma escolha assertiva que busque durabilidade e vida útil longa dos produtos.

Por que o aço inox?

A grelha para piso é fabricada em aço inoxidável por contar com resistências à oxidação e absorção de impacto, aguentando bem o dia a dia de cozinhas industriais.

Os modelos de grelha inox para piso

  • Grelha inox para piso lisa seca piso;
  • Grelha inox para piso gradeada;
  • Grelha inox para piso perfurada;
  • Kit grelha inox para piso (caixilho inox, cesto removedor inox, requadro inox).

Fabricante de grelha inox para piso

Somos fabricante de artefatos inox há mais de 20 anos, atuando em diferentes segmentos, como hospitalar, cozinha industrial e construção civil. Dentro do nosso amplo portfólio estão produtos como caixa de hidrante inox, corrimão inox, barra de apoio inox, grelha inox, lavatório inox e outros (confira aqui o nosso catálogo).

Entre nossos cases de sucesso, contamos com aeroportos, estações de metrô, hospitais e supermercados espalhados em todo o Brasil.