Dicas de Mobiliário em aço inox

Dicas de Mobiliário em aço inox
Dicas de Mobiliário em aço inox

Cada vez mais comprar mobiliário em aço inox tem se tornado popular entre os diversos segmentos da indústria e até mesmo em residências em todo o mundo. Isso ocorre por conta das características inerentes da matéria-prima, as quais tornam o mobiliário em aço inox sinônimo de resistência e beleza, unindo duas necessidades em um único produto.

O mobiliário em aço inox pode ser encontrado em locais como cozinha industrial, supermercado, hospitais, laboratórios e diversos outros ambientes que precisem assegurar a assepsia e segurança de suas operações.

Para contribuir, a beleza e modernidade que são transmitidas pelo aço inox faz os equipamentos produzidos com essa matéria-prima serem destaque nas decorações, passando um ar de exigência, cuidado e higiene.

Não à toa, órgãos regulatórios e vigilâncias sanitárias de todo o mundo recomendam o uso de móveis inox em ambientes que precisam evitar contaminação e garantir a originalidade do que está sendo produzido.

É possível encontrar mesas inox, bancadas inox, entre outras centenas de equipamentos que podem ser fabricados a partir dessa matéria-prima versátil, de boa soldabilidade e fácil conformação; atendendo a diferentes demandas.

Qual é a durabilidade do aço inox?

Um mobiliário em aço inox conta com diversas resistências que tornam esse equipamento durável. A principal dela é à oxidação por conta da presença do cromo em sua composição, que reveste o metal com uma película protetora que impede o contato com o ar atmosférico e com água.

Em áreas externas ou internas, o mobiliário inox tem boa performance, pois não sofre danos com mudanças bruscas de temperatura. É recomendado, inclusive, para regiões litorâneas, onde a forte maresia causa problemas para outros tipos de materiais.

Principais características do mobiliário em aço inox

  • Alta resistência à corrosão;
  • Baixa rugosidade superficial;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Facilidade de conformação;
  • Facilidade de limpeza;
  • Forte apelo visual (modernidade, e sofisticação);
  • Material higiênico;
  • Material inerte;
  • Material reciclável;
  • Relação custo/benefício favorável;
  • Resistência a altas temperaturas;
  • Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °C);
  • Resistência às variações bruscas de temperatura;
  • Resistência mecânica adequada.

Mesa Inox

Mesa Inox Hospitalar

Mesa Inox para Cozinha Industrial

Mesa Inox para Laboratório

Bancada Inox

Bancada Inox Hospitalar

Bancada Inox com Cuba

Bancada Inox com Prateleira

Como é feito o aço inox

O inox é uma liga-metálica feita a partir da fusão de uma série de elementos, tais como cromo, níquel, manganês, molibdênio, carbono, entre outros. Com adição de componentes específicos em teores diferentes, é possível se obter resultados distintos que são usados para inúmeros fins.

As matérias-primas são fundidas em um forno em um processo que pode levar de 8 a 12 horas de calor intenso.

O aço então é derretido, fundido, formado, tratado termicamente, recozido e, em seguida, decapado, para então passar para o formato mais conhecido: bobinas ou tubos.

A partir disso o aço inox pode ser utilizado de diversas formas, de um parafuso inox a um mobiliário em inox.

As diferentes ligas que são produzidas formam as classificações do inox, conhecidas como austeníticas, ferríticas e martensíticas. Cada qual com as suas aplicações, que devem ser levadas em conta na hora da escolha a ser usada. Um material errado e ele pode enferrujar em poucos dias.

Conheça aqui os tipos de aço inox.

Limpeza de rotina para o mobiliário inox

O método mais simples – e recomendado – para se manter o inox limpo é o uso de sabão, detergente suave ou neutro e soluções de amônia e água morna, que pode ser aplicada com pano macio ou esponja de nylon fino e água em abundância. É importante fazer a secagem para não ocorrer problemas com manchas.

O aço inox pode enferrujar?

Depende. Apesar de ter uma excelente durabilidade e ser menos suscetível à corrosão, o cuidado com o inox dita o tempo que ele terá de vida útil.

Uma situação muito simples, mas recorrente com o inox é a falta de limpeza. Todo o segredo para manter um mobiliário em aço inox por longos anos pode estar na forma e frequência com que o produto é limpo.

O inox é autorregenerativo, ou seja, se sofrer um dano, como um arranhão, ele torna a criar sua película de proteção assim que entra em contato novamente com o ar atmosférico. É uma reação quase que instantânea, mesmo que marcas aparentes não sejam removidas.

No entanto, se houver a presença de carbono no local ou até mesmo pó de ferrugem cair em um mobiliário inox, é possível que ocorra a contaminação senão for limpo rapidamente. Por isso, é importante manter sempre a limpeza do equipamento em dia.

A solução é simples e foi apresentada nesse post.

No vídeo abaixo, falamos um pouco mais sobre a possibilidade de o inox enferrujar ou não.

Quer comprar móveis inox?

A Projinox é fabricante de móveis inox há mais de 20 anos, atendendo a hospitais, laboratórios e diversos outros segmentos. Com cases de sucesso espalhados pelo Brasil, a Projinox construiu uma trajetória de confiança e qualidade na entrega a partir de uma estrutura consolidada com profissionais experientes e maquinário moderno.