Metrô o meio de transporte utilizado nas grandes cidades locomoção rápida e segura

Metrô o meio de transporte utilizado nas grandes cidades locomoção rápida e segura
Metrô o meio de transporte utilizado nas grandes cidades locomoção rápida e segura

O metrô é um meio de transporte utilizado nas grandes cidades para locomoção rápida e segura. Mas, além de todas as referências que se pode ter ao se pensar nesse serviço, muito mais está envolvido para o bom funcionamento de uma estação.

Os principais pontos são acessibilidade e segurança. O primeiro é a garantia de que todos terão acesso a essa forma de se locomover, o segundo é assegurar que isso ocorrerá bem, conservando todos os critérios necessários para que se evite o máximo de riscos possíveis.

A Projinox está entre as empresas que buscam fazer com que uma estação de metrô, ao ser projetada, tenha toda a fluidez necessária para o seu funcionamento, cuidando da acessibilidade e segurança por meio de barras de apoio, guarda-corpo e corrimão, além de utilidades em aço inox, como lixeiras, bancos, revestimento e até armários inox.

Responsável por diversas obras no metrô de São de Paulo, a Projinox é referência no assunto por entender a complexidade do projeto, atuando no ramo há mais de 13 anos, tendo seu nome em mais de 30 estações do Estado.

A primeira estação atendida pela empresa foi a Tamanduateí, Linha 2-Verde, em 2008, com uma reformulação de toda parte de projetos com inovação nas peças, uma vez que os existentes eram de linhas que já não existiam no mercado. A evolução da Projinox no atendimento e apresentação de novidades para as estações foi tão notária, que em 2014 a empresa integrou o time que desenvolveu as cúpulas de vidro da Eucaliptos, Linha 5-Lilás, um elemento visual moderno e marcante para quem passa por Indianópolis, em São Paulo.

Desde então, a empresa tem buscado atender com contento todos os projetos entregues, dispondo de um time de engenheiros e projetistas que buscam soluções para entregar iniciativas que superem as expectativas. Além disso, a Projinox conta com medição in loco para haver precisão de medidas, e definir detalhes como os pontos de perfuração. Além do mais, um processo de aferição de qualidade é feito em todo o equipamento sempre que é retirado da produção para ser instalado. As equipes de instalação são compostas por profissionais qualificados e com experiência no segmento.

O parque fabril conta com avançada tecnologia, que permite agilidade e qualidade nos processos de fabricação. Alguns de seus equipamentos são máquinas de corte a laser com tecnologia de fibra óptica, dobradeiras CNC, curvadoras de tubos, serras e guilhotina, além de amplos setores de solda e acabamento.

O uso do aço inox nas estações de metrô

Optar pelo aço inoxidável nas estações de metrô é vantajoso devido a grande quantidade de pessoas que acessam os ramais diariamente, afinal, é necessário que sejam equipamentos resistentes, que suportem grande carga, uso contínuo e assegurem segurança aos usuários.

Além do mais, o inox é um elemento visual moderno e elegante, combinando com qualquer estilo de decoração. Ter o aço inox presente nas estações de metrô é sinônimo de elegância e durabilidade.

Por exemplo, contar com um revestimento em aço inox em uma estação de metrô não só aumenta a beleza do espaço, como também exige uma baixa manutenção para manter o local preservado e sempre como novo. Pichações, ações de poluentes do ar, entre outros, não afetam o inox, zerando custos com pinturas, por exemplo.

Outro ponto importante é que a conformação do inox é versátil, sendo flexível, maleável e permitindo boa soldabilidade para criação de equipamentos com inúmeras possibilidades, como no caso dos bancos desenvolvidos para o metrô.

Por estar alinhada diretamente com a segurança, uma série de normas e exigências precisam ser seguidas para atendimento da qualidade do metrô, dentre elas a NBR 9050 de acessibilidade, NBR 14718 de guarda-corpo e a NBR 7199 para vidros na construção civil, todas orientadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pela normatização no País.

As vantagens do aço inox

O inox é uma liga metálica que contêm cromo em sua composição, elemento que cria no aço uma camada fina que o protege da ação do ar atmosférico, natural em todos os tipos de aço. Com isso, torna-se menos suscetível à oxidação, e resistente às mudanças climáticas, sendo ideal tanto para ambientes internos ou externos, pois mesmo exposto à chuva, não sofrerá deformação. Essa película, além de protetiva é autorregenerativa, voltando a se formar sempre que é danificada.

Considerado higiênico, sua superfície é livre de porosidade, e, portanto, microrganismos não encontram lugar para se alojar e criar colônias. É ideal para locais de grande circulação de pessoas, como as estações de metrô, por onde milhares de pessoas passam e tocam, por exemplo, em um corrimão. É também um produto de limpeza prática, bastando sabão neutro e água para deixá-lo sempre como novo.

É importante manter sempre a limpeza do equipamento a fim de evitar que a superfície seja danificada e, devido ao acúmulo de sujeira, não permitindo que a peça se regenere, causando, consequentemente, a corrosão.

 

LINHA 2 VERDE

 

  • ESTAÇÃO VILA PRUDENTE
  • ESTAÇÃO TAMANDUATEÍ

 

LINHA 2 VERDE ( MONOTRILHO )

 

  • ESTAÇÃO ORATÓRIO
  • ESTAÇÃO VILA PRUDENTE

 

LINHA 4 AMARELA

 

  • ESTAÇÃO FARIA LIMA
  • ESTAÇÃO PINHEIROS
  • ESTAÇÃO REPÚBLICA
  • ESTAÇÃO LUZ
  • ESTAÇÃO PAULISTA
  • ESTAÇÃO BUTANTÃ
  • FRADIQUE COUTINHO ( NOVA LINHA )

 

LINHA 5 LILAS

 

  • ESTAÇÃO ALTO DA BOA VISTA
  • SANTO AMARO
  • ESTAÇÃO BORBA GATO
  • SANTO AMARO
  • ADOLFO PINHEIRO

Outros segmentos

A Projinox está presente em diversos segmentos, como o alimentício, laboratorial e hospitalar. Nomes como Cola-cola, Ambev, Aché e Rede D’or são alguns dos nomes atendidos. Além do mais, grandes obras de importância nacional contam com projetos desenvolvidos pela empresa, como é o caso dos aeroportos de Florianópolis e Vira-copos, Autódromo de Interlagos e Centro Paraolímpico.

Localizada em Guarulhos, a Projinox atua no mercado desde os anos 2000 com soluções personalizadas em aço inox para a construção civil. A empresa tem apostado em constantes melhorias para aperfeiçoamento de seus processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções e atendimento técnico especializado no segmento.

SAIBA MAIS SOBRE BARRA DE APOIO INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !