Você sabia que hotéis são obrigados a garantir acessibilidade?

Você sabia que hotéis são obrigados a garantir acessibilidade?
Você sabia que hotéis são obrigados a garantir acessibilidade?

É isso mesmo! Hotéis, pousadas e estruturas similares em todo o Brasil devem estar de acordo com as diretrizes estabelecidas pela ABNT, conforme a NBR 9050. É o que determina o Decreto nº 9.296/2018 da Presidência da República, que garante a igualdade de acesso às comodidades oferecida pelos estabelecimentos.

Novos hotéis construídos a partir de 2018 deve disponibilizar no mínimo 5% de quartos acessíveis, sendo que os outros 95% devem contar com as ajudas técnicas e os recursos de acessibilidade, como barra de apoio no box; chuveiro com barra deslizante, e vão de passagem livre mínimo de 80 cm para as portas.

Hotéis construídos entre 2004 e 2018 devem garantir os 5% dos quartos com características que garantam a autonomia total dos hóspedes com deficiência. Os mais antigos a essa data devem estar adaptados também. Em caso de impossibilidade de aplicação das normas estabelecidas, existe a possibilidade de ser usada a “adaptação razoável”.

A Ajuda técnica e os recursos de acessibilidade, no entanto, é obrigatório em todos os casos. É importante saber que todos os ambientes devem ser adaptados, isso inclui portaria, estacionamento, hall de entrada, escadas, rampas, elevadores, restaurantes e demais áreas de circulação.

Corrimão e barra de apoio: indispensáveis para acessibilidade

O corrimão e barra para acessibilidade são itens fundamentais para a garantia da mobilidade. Ambos estão diretamente ligados a segurança e bem-estar dos portadores de necessidades especiais. Em locais públicos e de grande circulação, são obrigatórios. Hotéis e pousadas para estarem de acordo com o Decreto nº 9.296/2018 precisam contar com esses itens indispensáveis.

O corrimão serve como guia e apoio para quem deseja se locomover por rampas e escadas. Em locais onde não existem paredes, o corrimão PNE é utilizado por contar pés. É visto com frequência nas entradas de locais como prédios públicos, faculdades e estações do metrô.

Já a barra de apoio para acessibilidade deve ser instalada nos banheiros e quartos, assegurando a autonomia dos usuários.

Material precisa ser resistente à corrosão

Uma das exigências da NBR 9050 é a resistência à oxidação das barras de apoio. Nesse caso, a melhor opção é o aço inox, pois, além de estar enquadrado nesse perfil, conta também com resistência ao impacto e a variações de temperatura.

O corrimão inox também é um item vantajoso, pois tem resistência a intempéries do tempo, não sofrendo com exposição ao sol ou a chuva.

Além disso, o inox é ergonômico, higiênico e de fácil limpeza, proporcionando praticidade no dia a dia.

Sobre a Projinox

A Projinox, com 20 anos de experiência, é fabricante especializado em produtos em aço inoxidável, contando com maquinário de ponta que permitem cortes refinados e dobras precisas, resultando em um acabamento final primoroso. A empresa ainda dispõe de engenheiros para auxiliar na criação do projeto e equipe técnica para instalação que segue à risca as diretrizes propostas pela ABNT para acessibilidade.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430