Aço inox: o aliado da assepsia em laboratórios

Aço inox: o aliado da assepsia em laboratórios
Aço inox: o aliado da assepsia em laboratórios

Os processos que envolvem a higiene em indústrias laboratoriais, químicas e empresas voltadas à saúde devem ser rigorosos, seguindo uma série de normas e procedimentos voltados à segurança dos profissionais e da eficácia das atividades nelas desenvolvidas. Para isso, garantir a assepsia é uma necessidade para evitar fatores prejudiciais à saúde, como contaminação e proliferação de bactérias.

A assepsia nada mais é do que a limpeza feita de forma preventiva para evitar tais situações nesses ambientes. Para que as práticas de rotinas sejam aplicadas de forma correta, é necessário que a mobília contribua para a sua perfeita execução e, por isso, alguns materiais são recomendados por órgãos de vigilância sanitária.

Um dos mais usados nesses ambientes é o aço inox. Suas características permitem garantias de proteção e colaboração para a total assepsia dos ambientes. A superfície lisa, livre de porosidade, assegura que bactérias não se acumulem em fissuras e, consequentemente, não se proliferem, garantindo a segurança para uma manipulação sem contaminação em uma bancada em aço inox, por exemplo.

Em um laboratório é muito comum encontrar peças de inox como gabinete, mesa, pass-through, armários, etc. Abaixo a Projinox lista algumas vantagens do porque o inox é o aliado de ambientes laboratoriais.

O inox tem resistência à oxidação

A principal característica do inox é a sua resistência à oxidação, qualidade mais do que importante em ambientes laboratoriais. Mesmo em constante contato com água ou outras substâncias, não sofre alterações.

Sendo assim, não há risco de o que está sendo manipulado no ambiente sofrer contaminação com partículas de ferrugem, nem que haja descamações ou fendas no equipamento, evitando também a possibilidade de acúmulo de bactérias.

Essa resistência acontece graças a uma fina camada protetora resultante da presença do cromo na composição do inox, na qual protege o material de entrar em contato com o oxigênio do ambiente e outros fatores.

O inox assegura as características

O aço inox é considerado um material inerte, ou seja, nem reage a outros materiais nem altera odor, cor ou sabor quando em contato com outras substâncias e componentes. Com isso, não há riscos de se criar microfissuras no equipamento.

Resistência a variações de temperatura

O inox pode ser usado tanto em fornos de alta temperatura quanto em freezers sem correr o risco de danificar o material, suportando também variações bruscas.

O inox é fácil de limpar

Outra característica importante do inox é a sua facilidade para limpeza. Diferente de outros equipamentos, que podem deixar pequenos resíduos em sua superfície, basta na maioria das vezes um pano úmido e detergente neutro para deixar higienizado e como novo.

Elegância

Além de ser muito funcional e versátil, permitindo fabricações e usos diversos, o aço inox é considerado um material nobre. A presença de equipamentos em inox torna o ambiente elegante e moderno.

O inox adequa-se bem a diversos estilos e combinações de cores e, por isso, é considerado o queridinho dos arquitetos e design de interiores.

Conclusão

Essas e outras informações mostram a importância do aço inox em laboratórios, as quais além de benéficas para o dia a dia e para a segurança de quem trabalha e dos trabalhos em si, apresentam ótimo custo-benefício.

O material inoxidável ainda apresenta ótimo custo-benefício, pois se trata de um equipamento com inúmeras vantagens e ainda com baixa manutenção.

A Projinox está a mais de 20 anos no mercado de aço inoxidável, dispondo de ampla tecnologia para desenvolvimento de materiais especiais que atendam às necessidades especificadas de casa, contando também com equipe de projetos, engenheiros e medição in loco, além de um time comercial pronto para um atendimento personalizado e técnico, criando equipamentos voltados para atender a cada situação com exclusividade.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430