As vantagens do corte a laser

As vantagens do corte a laser
As vantagens do corte a laser

Desde a revolução industrial, no início do século XVII, o processo de manufatura tem evoluído constantemente, dando cada vez mais espaço à automatização dos processos. Não à toa, hoje existe o que é chamada de Indústria 4.0, mostrando que esse crescimento passou por três novas fases antes de chegar ao que vivemos atualmente.

O principal objetivo da quarta revolução industrial é possibilitar o aumento da produção com redução de custos operacionais. Para isso, a modernização de equipamentos e métodos torna-se essencial. Nesse cenário, está presente um dos processos mais que mais tem contribuído para a evolução da indústria por causa de suas inúmeras vantagens na otimização de custos e produção: o corte a laser, com máquinas que marcaram as inúmeras fases dessa nova etapa que as fábricas tem vivido.

Basicamente, em todas as produções que envolvam chaparia metálica, o corte a laser tem alcançado devido aos benefícios desse processo, alguns sendo economia, precisão e qualidade de corte superior, além de maior aproveitamento do material. Hoje, esse processo está sendo acompanhado por programas altamente inteligentes, os quais unidos à tecnologia CNC (computer numerical control), permitem um resultado cada vez mais satisfatórios, flexibilidade, agilidade e versatilidade no corte de geometrias de diferentes complexidades.

O que é o corte a laser de chapas metálicas?

Por meio de um processo térmico, por cristal ou fibra, o corte é executado no material após ser atingido pelo feixe de laser, que o aquece ao ponto de derreter/vaporizar. Para isso, é necessário o uso de gases (oxigênio ou nitrogênio). Atualmente existem duas principais tecnologias: a CO2 (método convencional) e a fibra óptica.

Diferenças entre o corte CO2 e a fibra óptica

O corte a laser CO2 ocorre por meio de uma mistura de gases que formam um feixe de comprimento de onda de aproximadamente 10,6 mícrons, enquanto o laser fibra óptica é gerado por excitação de cristais, com um comprimento de onda de aproximadamente 1,06 micra.

Essa diferença está sobretudo na eficiência, 8% e 30%, respectivamente, e na refrigeração, sendo que o laser CO2 tem um aquecimento muito maior e, por isso, necessita de equipamentos de suporte para fazer o arrefecimento. Todas essas diferenças impactam diretamente nos custos de rotina e manutenção das máquinas.

No quesito efetividade, o laser fibra óptica tem um melhor desempenho em de até 5 mm de espessura. A partir disso, torna-se muito semelhante o resultado final. A velocidade do corte impactará muito na potência da máquina; no entanto, a fibra óptica em chapas de menor espessura são muito mais velozes.

Benefícios do corte a laser

O corte a laser permitiu sobretudo na metalurgia o aumento de possibilidades sem impactar na velocidade de produção, dando maior capacidade com melhor variedade de produtos a ser ofertadas porque as geometrias executadas são desenvolvidas por meio de sistema CAD/CAM, com detalhes de tamanhos com variações que chegam a ser centesimais.

O aproveitamento utilizado para os cortes tenta utilizar o máximo possível de uma chapa, reduzindo a perda do material. Por ter uma zona mínima afetada pelo calor, a precisão também é notória, permitindo cortes sem rebarbas mesmo em chapas mais grossas, produzindo peças com acabamento atrativo, sem necessidade de melhorias no resultado final, além de respeitar tolerâncias dimensionais mais apertadas.

O corte a laser pode ser utilizado em inúmeros segmentos como o hospitalar, automobilístico, construção civil, entre outros.

Serviços de corte a laser

A Projinox está atuante no mercado de prestação de serviços de corte a laser por meio de sua divisão independente Procortelaser. Apesar de contar com mais de 20 anos no mercado, a divisão de corte foi feita recentemente. Porém, com menos de seis anos diretamente atendendo esse setor, a empresa já conta com duas lasers fibra óptica em sua planta fabril, uma com 3000w e 6000w, com capacidade de cortes em chapas de variadas espessuras, chegando até 1 polegada, no caso de carbono. A máquina de laser 6000w fibra óptica faz até mesmo o corte em tubos (quadrados e redondos).

Além disso, a Projinox conta com dobradeiras CNC e setores de montagem e acabamento, fornecendo não só serviços de corte a laser, mas soluções integradas para atendimento às necessidades do cliente, seja de um projeto específico, seja para uma linha de produção especial.

A Projinox conta com departamento de projetos com experiência no setor, bem como de profissionais qualificados na operação para execução desses serviços.

Procortelaser: serviços de corte a laser

A Procorte tem apostado em constantes melhorias para aperfeiçoamento de processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções para obter cada vez maior produtividade. Localizada em Guarulhos, está próximo da rodovia Ayrton Senna, uma das principais do Estado, o que facilita tanto a sua logística quanto o acesso dos clientes. Vale ressaltar que a Projinox conta com caminhões para fazer a entrega de peças, além de estoque de chapas para fornecimento também de material.

A Procorte conta com tecnologia israelense para o controle do maquinário, permitindo melhor aproveitamento para otimização do material utilizado. A Procorte tem guilhotina, puncionadeira e calandras que agregam aos serviços maiores opções.

Em pouco tempo a Procorte tem se tornado referência no corte a laser em Guarulhos e região, atendendo em outros estados também.

SAIBA MAIS SOBRE BARRA DE APOIO INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !