O que é a NBR 9050 de acessibilidade?

O que é a NBR 9050 de acessibilidade?
O que é a NBR 9050 de acessibilidade?

A NBR 9050 é o conjunto de critérios e diretrizes que asseguram acessibilidade em espaços urbanos, como prédios comerciais, hospitais e escolas.

Foi criada em 2004 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o intuito de melhorar a qualidade de vida a fim de garantir uma autonomia, independente e segura, às pessoas portadores de necessidades especiais. Foi atualizada em 2015, dando uma ênfase mais universal para os padrões definidos, com um texto muito mais amplo e detalhado. Em 2020, recebeu uma revisão, com itens importantes para aproximar-se ainda mais ao modelo internacional.

Acessibilidade é ter o direito a mobilidade em espaços urbanos garantido por meio da eliminação de barreiras que dificultam ou impedem o acesso dos portadores de necessidades especiais. É um assunto em que arquitetos e engenheiros civis devem se debruçar para criar cada vez mais formas e meios que tornem a vida dessas pessoas confortável.

Preocupar-se com a acessibilidade é entender e lutar pela garantia do direito de ir e vir daqueles que precisam ter essa autonomia, podendo circular livremente sem barreiras que interfiram sua mobilidade ou prejudiquem sua segurança.

A NBR 9050 é a normatização das especificações a serem seguidas para construção de ambientes livres para todas as pessoas.

O que você precisa saber sobre a NBR 9050

A observância da NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos é obrigatório, segundo o Decreto nº 9.296, de 1º de março de 2018, que regulamentou a o art. 45 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

Portanto, garantir acessibilidade nos espaços urbanos não é uma opção, é Lei, e deve ser cumprida.

ABNT revisa a NBR 9050 de acessibilidade para versão 2020

Em agosto deste ano, a ABNT atualizou algumas de suas diretrizes da NBR 9050 de acessibilidade. São algumas delas:

  • nova padronização das figuras do Símbolo Internacional de Acesso (SIA). Antes, existiam duas opções, já nesta nova versão, apenas uma é apresentada, pois se alinha com documentos internacionais;
  • atualização de figuras para atender às necessidades dos órgãos competentes de aplicação da norma;
  • melhor especificação com exemplificação da subseção rota de fuga e área de resgate;
  • melhor definição e exemplificação da subseção de Corrimãos e guarda-corpos;
  • melhoria nas definições de sinalizações necessárias para melhor atendimento à norma.

Sobre a Projinox

A Projinox, com 20 anos de experiência, é fabricante especializado em produtos em aço inoxidável, contando com maquinário de ponta que permitem cortes refinados e dobras precisas, resultando em um acabamento final primoroso. Dentro os seus segmentos de atuação, há o de acessibilidade, com oferta de barras de apoio, corrimão, guarda-corpo, bancos articulados, placas de impacto, e outros. Todos fabricados em aço inox, com tamanhos e formatos que seguem a NBR 9050.

A empresa ainda dispõe de engenheiros para auxiliar na criação do projeto e equipe técnica para instalação segundo as normas ABNT.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430