O aço inox cirúrgico e sua presença no mercado

O aço inox cirúrgico e sua presença no mercado
O aço inox cirúrgico e sua presença no mercado

O aço inoxidável tem diversas características distintas que o faz sobressair no mercado. Uma das variações desse material é chamada de aço cirúrgico, por suas propriedades que o fazem ser ideal para ambientes hospitalares, os quais exigem total assepsia e limpeza prática, ou até para produção de joias. Sua nomenclatura é o aço 316L, com menor teor de carbono – máximo de 0,3% – e um acréscimo de 2% e 3% de molibdênio, além de ter mais cromo em suas propriedades.

O cromo é o agente responsável por formar uma fina camada de óxido na superfície do aço que o impede de entrar em contato com o oxigênio do ar, protegendo-o das partículas corrosivas que há no meio ambiente. Para colaborar com isso, há no aço 316L menor porcentagem de carbono, o que aumenta – e muito – a resistência à corrosão.

Produtos que terão uso em locais com variação de temperatura ou até mesmo quando em ambiente extremo, como câmara fria ou o calor de intenso de autoclaves, por exemplo, é recomendado o uso desse tipo de aço, ainda mais quando é direcionado para a área da saúde ou alimentícia.

Sua principal característica é a maior resistência contra ácidos do tipo sulfúrico, clorídrico, acético, fórmico e tartárico, além de sulfatos ácidos e cloretos alcalinos, ideal, portanto, para indústrias químicas ou laboratórios. Além disso, conta também com maior resistência à corrosão, principalmente nos pontos de solda (intercristalina).

Conheça os produtos fabricados em Aço Inox

Materiais fabricados no aço inox cirúrgico tem também maior resistência natural a arranhões, além de conferir maior praticidade na limpeza e esterilização. O aço inox cirúrgico é brilhoso e sua superfície não porosa, o que impede o acúmulo de bactérias ou microrganismos que podem prejudicar a saúde. E não altera o sabor, odor e composição do que é manipulado nele.

Especialista na produção de artefatos em aço inox, a Projinox conta com uma equipe de engenheiros e projetistas que analisam o seu projeto a partir da necessidade de cada cliente, fabricando sob medida e atendendo projetos em seus detalhes minuciosos para que o produto tenha excelência em beleza e durabilidade.