Projinox fabricou e instalou materiais inox no Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas

Projinox fabricou e instalou materiais inox no Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas
Projinox fabricou e instalou materiais inox no Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas

O maior hospital da Bahia construído nos últimos dez anos, o Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas, contou com a participação da Projinox no desenvolvimento e instalação de seus artefatos em aço inoxidável. A obra ocorreu em 2020, e está localizada em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

Todo o complexo conta com 27,9 mil metros quadrados de área construída. São 265 leitos, sendo 55 de Terapia Intensiva (UTI). A Projinox participou com a fabricação de portas em aço inox, bancadas, lavatórios cirúrgicos e barras de apoio em inox. Toda a produção para atendimento do escopo contou com a ampla participação do time técnico da empresa, que fez a medição in loco para que nenhum detalhe fugisse do projeto, atendendo toda a necessidade do cliente com produtos personalizados.

O trabalho foi entregue dentro do prazo estipulado. Para isso, a Projinox mobilizou a sua fábrica para confecção dos equipamentos a serem instalados. Equipes de montagem foram hospedadas na região para que toda a execução da obra ocorresse com prioridade, dando foco na entrega de qualidade, com atendimento a todos os detalhes técnicos necessários para isso.

A escolha da Projinox não foi à toa. Com 20 anos de mercado, a empresa conta com estrutura completa e tecnologia para fazer a execução dos trabalhos de forma rápida, mas com um padrão de qualidade garantido. Seu maquinário, por exemplo, conta com corte a laser de fibra óptica, dobradeiras CNC, cortadora e encurvadora de tubo, além de setores internos de solda e acabamento, os quais dão suporte às equipes externas. Com cerca de 150 funcionários, a empresa tem todo o seu processo automatizado, e um time comercial técnico para atender o cliente e fornecer a ele o que realmente é necessário.

O uso do inox em hospitais

Muito utilizado em hospitais, o aço inox tem diversas características que explicam essa preferência. Ambientes da área da saúde são locais que exigem cuidados mínimos com a assepsia. Desde as rotinas até os equipamentos e insumos utilizados devem seguir uma série de critérios que atendam as normas sanitárias determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São processos que asseguram que todos os trabalhados executados serão voltados, sobretudo, para a segurança e saúde dos funcionários e também colaboradores.

O aço inoxidável é considerado um material higiênico, e isso se deve a sua superfície com baixa porosidade, particularidade que evita que microrganismos encontrem locais para se alojar. Além disso, é um detalhe que facilita e muito a limpeza, tornando a rotina prática, o que é de suma importância uma vez que a higienização dos ambientes hospitalares deve ser rigorosa e feita com constância a fim de garantir um nível alto de assepsia.

O trunfo do inox está em sua camada passiva, uma fina película que reveste o metal, a qual protege a superfície contra a corrosão do meio ambiente. Essa propriedade é graças ao cromo, presente na composição do aço, que conta também com níquel e carbono, e ocorre de maneira instantânea no encontro do oxigênio com carbono, sendo também regenerativa.

Principais características do inox

Resistência à oxidação:

por contar com pelo menos 10,5% de cromo em sua composição, a proteção conferida por esse elemento torna o inox menos suscetível à oxidação, além de impermeável. Logo água, intempéries do tempo e mudanças climáticas não afetam o inox.

Material inerte:

tudo o que for trabalhado em um hospital precisa que suas características sejam mantidas. Por isso o inox é fundamental, pois sua superfície não altera a composição de substâncias ou materiais manipulados sobre ele, ou seja, não modifica a cor, odor e demais características.

Limpeza prática:

sabão neutro e água são os grandes amigos para manter a assepsia do inox em dia, evitando problemas como contaminação cruzada e a proliferação de bactérias prejudiciais à saúde.

Baixa porosidade:

a superfície do aço inox é considerada não porosa, ou seja, não conta com ranhuras ou fissuras que sirvam de alojamento para bactérias e outros microrganismos que podem causar quadros de infecção hospitalar.

Mudanças de temperatura:

o inox pode ser utilizado em ambientes extremos, como fornos ou freezers, sem correr o risco de danificar a peça.

Beleza destacada:

Moderno e elegante, o inox é considerado parte da decoração de um ambiente. Sua cor harmoniosa permite que ele se adeque bem a qualquer estilo de ambiente.

Limpeza do aço inox garante sua preservação

Por mais resistências que possui, o inox ainda é dependente de uma ação simples: sua limpeza. Garantir essa rotina assegura aos equipamentos fabricados nesse material maior tempo de vida, além de manter a peça sempre como nova. E para que isso aconteça, basta usar produtos que facilmente podem ser encontrados no mercado: sabão ou detergentes, sempre optando pelos neutros, e soluções de amônia em água morna, acompanhados de pano macio ou uma esponja de náilon fino.

Cuidado com o material

Os equipamentos manufaturados para hospitais devem respeitar normas da vigilância sanitária. Por isso, os tipos de aços mais indicados são os da família dos austeníticos: 304, 304L, 316 ou 316L. São altamente resistentes à corrosão e fáceis de serem soldados, possibilitando maior versatilidade na confecção.

É importante salientar, no entanto, que o acompanhamento de um técnico na hora da escolha é imprescindível para que haja orientação correta de quando cada material deve ser usado.

Conclusão: atendimento customizado para hospitais

A Projinox conta com equipes profissionais qualificadas e com experiência no setor, além de uma frota de carros que tornam a mobilidade mais prática. O atendimento nacional engloba, inclusive, a instalação dos equipamentos. Como exemplo há o aeroporto de Florianópolis, onde todo o projeto de aço inox foi feito pela empresa, com entrega total.

Toda a produção dos equipamentos é feita de maneira customizada. As bancadas inox do Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas, por exemplo, foram confeccionadas em diferentes tamanhos e modelos, assim como as portas e lavatórios cirúrgicos, adequando-se aos espaços e medidas necessárias para atendimento do projeto.

A Projinox é fabricante de produtos personalizados em aço inox, e está no mercado há mais de 20 anos. Em suas principais obras, há projetos de importância nacional, como os aeroportos de Guarulhos, Galeão e Viracopos, ou ainda o Centro Paraolímpico de São Paulo. No caso de hospitais, nomes como Rede D’or, Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês são alguns dos complexos atendidos pela Projinox.

Os produtos em aço inox para o segmento hospitalar

  • Bancada de inox;
  • Balde inox;
  • Barra de apoio em aço inox;
  • Carro curativo de inox;
  • Carro para transporte em inox;
  • Expurgo inox;
  • Lavatório cirúrgico em aço inox;
  • Maca mortuária de inox;
  • Mesa de necropsia inox.

SAIBA MAIS SOBRE BARRA DE APOIO INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !