Qual a vantagem do ralo linear inox?

Qual a vantagem do ralo linear inox?
Qual a vantagem do ralo linear inox?

Uma importante peça na construção civil, porém pouco valorizada, é o ralo linear inox. Trata-se de um equipamento que necessita passar por uma avaliação cuidadosa para que sua eficácia seja total e atenda a todo o ambiente em que estiver instalado, promovendo segurança e bem-estar.

Infelizmente, o ralo linear inox acaba ficando para o final de uma obra, sendo um dos últimos equipamentos a ser pensado, sem nem sequer fazer um estudo para que toda a construção seja adaptada com a necessidade do local. A função dessa peça é essencial para combater pragas e mau odor, situações que não devem existir em ambientes como hospitais e cozinha industrial, que tratam, respectivamente, da saúde e alimentação das pessoas.

O ralo linear inox é um equipamento ideal para ser utilizado em locais de grande movimentação, com uso contínuo de processos que precisem de escoamento, como indústrias de todos os segmentos. Nesse post, a Projinox explica a vantagem do ralo linear inox.

Qual a função do ralo linear inox?

O ralo linear tem a mesma função de um ralo comum, sua diferença está no tamanho. O ralo linear serve para conectar pontos de coleta, de fluxo de água e de esgoto. Basicamente, direciona a água para as tubulações para evitar empoçamentos e outros problemas causados pela falta de escoamento.

Por isso, é importante que a instalação do ralo linear seja feita a partir de um estudo profissional para que tudo possa ocorrer sem causar entupimentos, alagamentos ou empoçamentos de água em pontos específicos. Tudo isso prejudica os trabalhos em um hospital ou cozinha industrial, deixando-os inadequados para uma operação limpa e segura.

A fácil vazão corrobora até com trabalhos mais ágeis, pois não haverá a necessidade de concentrar todo o escoamento em um único ponto, que seria o ralo comum.

E a vantagem do ralo linear inox, qual é?

Por ser de um tamanho maior, a vantagem do ralo linear inox é permitir melhor vazão de água. Seus modelos podem ser perfurados, gradeados ou seca piso, tendo todas as facilidades de garantir o escoamento eficaz. Para cada tipo de grelha, é recomendado algumas situações diferentes.

Ralo linear inox perfurado:

São perfurações quadriculada, circulares ou em oblongo, feitas de forma estratégica. Geralmente é utilizada em ambientes internos por apresentar uma estética mais intimista, e menor oportunidades de entradas de pragas e insetos.

Ralo linear inox gradeado:

São feitas com vãos espaçados de barras. Com estética mais robusta, é recomendado para uso externo.

Ralo linear inox tipo seca piso:

Conta com superfície em chapa lisa de aço inox, priorizando a estética com discrição e elegância, pois são fabricadas com o intuito de dar continuidade ao piso, sem emendas, rasgos ou furos.

A composição do ralo linear inox

O ralo linear inox é fabricado com calha de escoamento – ou caixilho –, grelha para piso e cesto removedor. Essa junção torna o equipamento eficaz contra maus odores, entupimentos, além de não permitir que dejetos cheguem até a tubulação.

Caixilho inox:

Pode ser encontrada como calha de escoamento, é a estrutura da peça que será conectada ao encanamento.

Cesto removedor inox:

É onde ficarão acumulados os detritos. É conhecida também como calha coletora. É de fácil remoção

Requadro inox:

Parte vazada feita em cantoneira, serve como base onde a grelha será encaixada em caso de não contar com caixilho e ser colocada diretamente no espaço feito em concreto.

O tipo de inox para o ralo linear inox

O aço inox recomendado para fabricação de ralo linear é o AISI 304, por contar com níquel em sua composição e permitir melhor resistência à oxidação. Como estará em constante contato com água, tendo também maior necessidade de resistência – devido à alta movimentação de cargas e pessoas nos ambientes industriais e hospitalares –, outra linha inferior pode não ter a mesma durabilidade.

Em casos mais específicos, como laboratórios e indústrias farmacêuticas, o AISI 316 pode ser a opção mais ideal por ter a adição de molibdênio, tornando-o muito menos suscetível à oxidação.

Vale ressaltar que, em termos estéticos, nenhum tipo de aço inox tem diferença.

Fabricante de ralo linear inox sob medida

A Projinox é fabricante de ralo linear inox sob medida. Com atendimento nacional, a empresa é referência na confecção de equipamentos em aço inox personalizados. Para isso, conta com departamento de engenharia que promove toda a análise necessária para que a peça seja fabricada dentro das condições apresentadas pelo cliente, fazendo, se preciso, a medição in loco. Além disso, há o time comercial técnico que faz a orientação em toda a jornada desde a escolha do modelo ao tipo de material a ser utilizado em determinação situação.

Na área fabril, a Projinox conta com equipamentos modernos, como máquina de corte a laser, dobradeira CNC, e amplos departamentos de montagem e acabamento; permitindo um atendimento ágil, com qualidade e custo-benefício vantajoso.

O atendimento é nacional, tendo como cases de sucesso hospitais, laboratórios, supermercados e outros segmentos, espalhados em todo o Brasil. Um grande exemplo é o Hospital Metropolitano Lauro de Freitas, na Bahia, onde foram fornecidos diversos equipamentos com instalação inclusa.

SAIBA MAIS SOBRE OS PRODUTOS INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !